
O Brasil venceu o Paraguai por 1 a 0, nesta terça (10), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada das eliminatórias, e confirmou a sua vaga para a Copa do Mundo de 2026.
A seleção brasileira manteve o terceiro lugar, com 25 pontos, abrindo sete de vantagem sobre a Venezuela, que foi derrotada pelo Uruguai por 2 a 0 e estacionou nos 18 pontos. Restam apenas seis em disputa.
Dessa forma, o Brasil continua sendo a única seleção a participar de todas as Copas do Mundo já disputadas.
O Paraguai segue em quinto, com 24 pontos, também perto da vaga para o Mundial. Foi a primeira derrota do técnico Gustavo Alfaro no comando da equipe, que estava invicta nhá nove partidas.
No seu segundo jogo no comando da seleção brasileira, o técnico Carlo Ancelotti, que completou 66 anos nesta terça, mexeu na equipe para tentar a primeira vitória.
Teve a volta de Raphinha, após cumprir suspensão, e colocou Martinelli e Matheus Cunha no ataque. Com a mudança, o time jogou mais aberto.
Martinelli e Matheus Cunha caiam pelos lados e encontravam espaços, porém, a defesa paraguaia conseguia levar a melhor e bloqueava os cruzamentos.
A ansiedade foi crescendo, mas aos 44min, Matheus Cunha recebeu de Raphinha dentro da área, foi à linha de fundo e tocou rasteiro para Vinícius Júnior empurrar para a rede, desafogando a equipe.
No segundo tempo, o Brasil seguiu controlando as ações. A seleção paraguaia mantinha a boa marcação e aos poucos foi se soltando.
A partir dos 25min, os paraguaios aumentaram a pressão. Porém, sem “machucar” o Brasil, que soube se segurar e não sofreu para garantir os três pontos.
As duas seleções voltam a campo no dia 9 de setembro, pela 17ª rodada. O Brasil recebe o lanterna Chile, enquanto o Paraguai encara o Equador, em Assunção.









