
No dia em que completa cinco anos no comando do Palmeiras, o técnico Abel Ferreira terá o seu maior desafio no clube. Encara a LDU, às 21h30, no Allianz Parque, precisando de quatro gols de diferença para ir à final da Libertadores. ESPN e Disney+ transmitem a partida.
Em uma atuação desastrosa, o Verdão foi goleado em Quito por 3 a 0, na semana passada. Agora, precisa ao menos devolver o resultado para levar a decisão aos pênaltis.
Quem passar vai enfrentar o Flamengo, que empatou em 0 a 0 com o Racing, na quarta (29), e garantiu a vaga na decisão do dia 29 de novembro, em Lima (PER).
Abel ainda não teve que encarar uma virada com margem larga de gols como essa. Teve dias mágicos em jogo, como no último clássico contra o Palmeiras, quando virou por 3 a 2 após estar perdendo por 2 a 0, e o épico 4 a 3 contra o Botafogo, no Brasileirão de 2023, quando perdia por 3 a 0.
Nas 40 vitórias do Palmeiras nesta temporada, três foram por quatro gols de diferença, e oito delas por três.
Também conta a favor o fato de ter vencido as dez partidas que fez em casa ao longo da história contra equipes equatorianas. A própria LDU levou 2 a 0 na Libertadores de 2009. Mas, nesta quinta, este resultado é insuficiente.
O time do Equador, comandado pelo técnico Thiago Nunes, tem sido algoz dos brasileiros nesta Libertadores. Nas oitavas, pegou o Botafogo e, depois de perder por 1 a 0 no Engenhão, fez 2 a 0 em Quito e garantiu a vaga. Na sequência, veio o São Paulo nas quartas e duas vitórias: 2 a 0 em casa e 1 a 0 no MorumBis.
A LDU também chega embalada por seis jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e um empate. Perdeu nove na temporada, nenhum por três ou mais gols de diferença.
A equipe não costuma se dar bem no Brasil. Em 32 jogos no país, venceu cinco, empatou dois e perdeu 25. Antes da vitória sobre o São Paulo, vinha em uma série de cinco derrotas seguidas aqui. Em três oportunidades levou quatro ou mais gols de diferença. Em outras quatro, tomou três gols.
A arbitragem será do colombiano Wilmar Roldán. Tem sete jogos nesta Libertadores e média de 5,1 cartões amarelos. Apitou a goleada do Palmeiras por 6 a 0 sobre o Sporting Cristal e a derrota da LDU por 1 a 0 para o Botafogo.









