
O Palmeiras visita a LDU nesta quinta-feira (23), no estádio Casa Blanca, em Quito, às 21h30 (horário de Brasília), no jogo de ida da semifinal da Libertadores. ESPN e Disney+ transmitem a partida.
Além do adversário, terá o desafio da altitude de 2.850 metros acima do nível do mar da cidade de Quito.
Quem passar vai enfrentar o vencedor do duelo entre Flamengo e Racing. O rubro-negro venceu o jogo de ida por 1 a 0, nesta quarta (22), e está em vantagem para a volta.
O Verdão está invicto na competição e com uma campanha impecável. São nove vitórias e um empate, com 26 gols marcados e seis sofridos.
Venceu todos os jogos da fase de grupos. Nas quartas, goleou o Universitário, em Lima, e depois empatou sem gols no Allianz Parque. Chegou à semifinal após despachar o River Plate com duas vitórias.
O Palmeiras não perde há 25 jogos contra adversários estrangeiros pela Libertadores. A última derrota ocorreu em abril de 2023, para o Bolívar-BOL, em La Paz (BOL). São 19 triunfos e seis empates. O recorde do clube é de 26 jogos, entre 2000 e 2006.
O técnico Abel Ferreira segue sem contar com o goleiro Weverton, com uma fissura na mão direita. Carlos Miguel, que fez a sua estreia na derrota por 3 a 2 para o Flamengo, no domingo (19), segue como titular.
A LDU tem sido carrasco dos brasileiros nesta Libertadores. Nas oitavas, pegou o Botafogo e, depois de perder por 1 a 0 no Engenhão, fez 2 a 0 em Quito e garantiu a vaga. Na sequência, veio o São Paulo nas quartas e duas vitórias: 2 a 0 em casa e 1 a 0 no MorumBis.
Não perde há nove jogos em casa para brasileiros. Foram seis vitórias e três empates no período. O último revés foi em 2021, para o Grêmio, por 1 a 0.
A equipe é comandada pelo brasileiro Thiago Nunes. Assim como o Verdão, ele não vai contar com o seu goleiro titular. Gonzalo Valle sofreu uma lesão no joelho e será substituído por Dominguez.
Este é o primeiro mata-mata da história entre Palmeiras e LDU-EQU e o terceiro do Verdão contra equatorianos no geral, todos em Libertadores. Foi eliminado pelo Barcelona nas oitavas de final de 2017 e despachou o Delfín nas oitavas de 2020, ano em que conquistou o título.
O argentino Facundo Tello apita o duelo. Tem cinco jogos nesta Libertadores e média de 5,2 cartões amarelos. Apitou um jogo de cada time no torneio: a goleada do Verdão sobre o Universitário e a vitória da LDU sobre o Botafogo.









