
O Botafogo foi derrotado por 2 a 0 pela LDU, nesta quinta-feira (21), no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, e deu adeus à Libertadores.
O alvinegro jogava pelo empate para avançar às quartas de final, pois havia vencido o jogo de ida por 1 a 0. A LDU precisava de dois gols de diferença e, jogando em casa, com a altitude de 2.850 metros acima do nível do mar, conseguiu o placar que precisava e eliminou o atual campeão.
O time equatoriano vai enfrentar nas quartas o São Paulo, que despachou o Atlético Nacional.
Precisando vencer, a LDU foi para cima desde os primeiros minutos, empurrando o Botafogo para a defesa. E conseguiu abrir o placar logo aos 7min, quando Azulgaray pegou a sobra na área e rolou para Villamil mandar para a rede.
A vantagem manteve a LDU pressionando O Botafogo seguia errando passes em demasia e não conseguia chegar ao ataque.
O alvinegro só equilibrou a partida a partir dos 20min, quando conseguiu fechar os espaços e segurar as investidas do rival.
A melhor chance para os cariocas veio aos 24min, com Savarino arriscando de fora da área, mas mandou por cima do gol.
Na etapa final, a LDU continuou melhor e criando chances para ampliar, e foi o que aconteceu aos 13min. Em cobrança de escanteio para a área, Adé pegou a sobra e finalizou, mas acertou o braço de Marlon Freitas. A arbitragem marcou pênalti, ignorando a reclamação dos botafoguenses, pois na origem do lance seria tiro de meta e não escanteio.
Azulgaray fez a cobrança e marcou o segundo gol do time da casa, resultado que invertia a vantagem e tirava o Botafogo da Libertadores.
O Botafogo não soube reagir e por pouco não tomou o terceiro aos 21min, quando Villamil aproveitou erro da defesa e mandou da risca da pequena área por cima do gol.
Aos 34min, ainda em um lance na linha de fundo, Richard Mina deu uma entrada forte em Jeffinho. A arbitragem consultou o VAR e expulsou o equatoriano.
Com um jogador a mais, o Botafogo foi para a pressão. Na melhor chance para descontar e levar para os pênaltis, Vitinho desperdiçou. mandando para fora.
Assim, o Botafogo dá adeus à Libertadores volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro e à Copa do Brasil.









