Brasil e Venezuela se enfrentam nesta quinta-feira (14), às 18h (horário de Brasília), no estádio Monumental de Maturín, pela 11ª rodada das eliminatórias para a Copa de 2026. Globo e SporTV transmitem a partida.
A seleção brasileira está na quarta colocação na classificação, com 16 pontos. Vem de duas vitórias seguidas no torneio.
Conta com o segundo melhor ataque, com 15 gols marcados. Tem sido mais eficiente nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, onde balançou as redes quatro vezes.
A defesa foi vazada nove vezes, o que dá quase a média de um gol por jogo. Dos dez jogos disputados até agora, só passou ilesa em três. Quatro desses gols sofridos foram nos 15 minutos finais de jogo.
Nas cinco partidas que disputou fora de casa, venceu duas e perdeu três. Marcou quatro gols e sofreu seis.
Para tentar dar uma melhor qualidade ao meio de campo, o técnico Dorival Júnior decidiu começar o jogo com Gerson formando o trio com Bruno Guimarães e Raphinha.
No ataque, Vinícius Júnior, que ficou fora dos dois últimos jogos por causa de uma lesão na cervical, volta ao time ao lado de Igor Jesus e Savinho.
A Venezuela vem em oitavo lugar, com 11 pontos. Não vence há seis rodadas nas eliminatórias, com quatro empates e duas derrotas.
O ataque marcou oito gols, três deles nos 15 minutos finais de jogo, justamente onde a seleção brasileira mais sofre.
Em contrapartida, dos dez gols que sofreu, quatro saíram no início da segunda etapa, também onde o ataque do Brasil é mais eficiente.
No primeiro turno destas eliminatórias houve empate em 1 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá. No confronto geral, são 24 vitórias brasileiras, quatro empates e um triunfo venezuelano.
Jogando na Venezuela, o Brasil venceu 14 partidas, empatou uma e perdeu outra. Marcou 54 gols marcados e sofreu nove.
A arbitragem será do colombiano Andrés Rojas. Tem 31 jogos no ano e média de 5,4 cartões amarelos.