Atlético-MG Independiente del Valle se enfrentam nesta terça-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Banco Guayaquil, em Quito, no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. SBT, ESPN e Disney+ transmitem a partida.
Quem passar vai pegar o vencedor da outra semifinal, entre Lanús e Universidad de Chile, que fazem o primeiro jogo na quinta (23), em Santiago. A decisão, em jogo único, está marcada para o dia 22 de novembro, em Assunção.
O Galo fez 12 jogos na competição, com seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. Quase não passou nos playoffs, pois só conseguiu a vaga nos pênaltis, contra o Atlético Bucaramanga.
Depois eliminou o Godoy Cruz nas oitavas, com duas vitórias, e despachou o Bolívar nas quartas, com um empate na altitude e uma vitória magra em casa.
A temporada é de altos e baixos. Enquanto briga pelo título continental, segue ameaçado no Brasileirão, onde ocupa o 15º lugar, com dois pontos acima da zona do rebaixamento.
Para tentar um resultado satisfatório, o técnico Sampaoli deve mandar a campo um time mais descansado fisicamente. Assim, a tendência é que o ataque comece com Ronny e Dudu como titulares.
O Del Valle veio da Libertadores e disputou o playoff, onde eliminou o Vasco com facilidade. Goleou em casa por 4 a 0 e arrancou um empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro.
Suou para eliminar o Mushuc Runa nas oitavas, precisando das penalidades. Nas quartas também avançou nos pênaltis, contra o Once Caldas, depois de perder por 2 a 0 em casa e dar o troco fora.
É líder disparado do seu grupo no Campeonato Equatoriano, com 15 pontos a mais que o segundo colocado. Mas vem de três tropeços seguidos como mandante.
O Atlético jamais venceu no Equador. Fez quatro jogos, com duas derrotas e dois empates, estes nos mais recentes, em 2022.
O colombiano Carlos Betancur apita a partida. Tem 22 jogos na temporada e média de 5,4 cartões amarelos.










