
Atlético-MG e Lanús se enfrentam neste sábado (22), às 17h (horário de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, na final da Copa Sul-Americana. SBT e ESPN transmitem a partida.
O Galo chega à decisão após 14 jogos na competição. Foram sete vitórias, cinco empates e duas derrotas ao longo da trajetória.
Na primeira fase, se classificou em segundo no Grupo H e precisou disputar o playoff contra um terceiro colocado da Libertadores. Encarou o Atlético Bucaramanga e suou a camisa para passar.
Venceu na ida por 1 a 0, mas o time colombiano devolveu o placar na volta e a decisão foi para os pênaltis, onde o Galo passou por 3 a 1.
Nas oitavas, teve mais tranquilidade e passou pelo Godoy Cruz com duas vitórias.
Já nas quartas, depois de empatar com o Bolívar na altitude, venceu em Belo Horizonte e carimbou a vaga na semifinal.
O adversário seguinte foi o Independiente del Valle. O Galo repetiu o roteiro, empatando no Equador e vencendo em casa.
O Lanús foi o primeiro colocado do Grupo G e avançou direto às oitavas. Pegou o Central Córdoba e passou nos pênaltis, após perder a primeira, fora, e devolver o resultado na volta.
Nas quartas, encarou o Fluminense. Venceu em casa por 1 a 0 e arrancou o empate por 1 a 1 no Maracanã para ficar com a vaga.
Contra a Universidad de Chile, na semifinal, empatou fora de casa e venceu na Argentina por um magro 1 a 0, suficiente para a classificação.
No total, foram 12 jogos no torneio, com seis vitórias, cinco empates e uma derrota.
Esta é a terceira vez que Atlético e Lanús decidem um título. Nas duas outras ocasiões, deu Galo.
Na primeira, em 1997, decidiram a extinta Copa Conmebol. O Atlético goleou na Argentina por 4 a 1, em jogo que ficou marcado por uma briga generalizada. Emerson Leão, então técnico do Galo, foi agredido e precisou passar por uma cirurgia na face.
No jogo de volta, o empate em 1 a 1 deu o título ao time mineiro.
A segunda decisão foi a da Recopa de 2014. O Atlético disputou a taça pela conquista da Libertadores, no ano anterior. O Lanús foi campeão da Sul-Americana.
O Galo venceu na Argentina por 1 a 0, mas o Lanús fez 3 a 2 na volta e levou para a prorrogação. O Atlético marcou duas vezes no tempo extra e ficou com a taça.
A arbitragem será do chileno Piero Maza. Tem 31 jogos na temporada e média de 5,2 cartões amarelos.









