
O meia Rodri, do Manchester City, levou o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 202/2024, entregue pela revista France Football. O evento ocorreu no Théâtre du Châtelet, em Paris, nesta segunda-feira (28).
O espanhol superou Vinícius Júnior, que ficou em segundo lugar. O fato gerou revolta no Real Madrid, que soube horas antes da premiação que o brasileiro não seria o eleito e boicotou a premiação. O inglês Jude Bellingham, também do time merengue, ficou em terceiro.
O Real levou dois prêmios na noite, o de melhor técnico, para Carlo Ancelotti, e o de clube da temporada. Porém, nenhum representante esteve presente.
Mbappé, também jogador do Real Madrid mas que na temporada passada estava no PSG, empatou com o inglês Harry Kane como jogador com maior número de gols em competições oficiais, por clube e seleção. Cada um balançou a rede 52 vezes.
O brasileiro Arthur Elias, que concorria como melhor da equipe feminina, dirigindo a seleção brasileira, não levou. O prêmio ficou para a inglesa Emma Hayes, técnica da seleção dos EUA.
O atacante Lamine Yamal ganhou o troféu Kopa, como revelação. O brasileiro Savinho ficou na quarta colocação.
Entre os goleiros, o melhor do ano foi Emiliano Martínez, do West Ham e da seleção argentina. Ele já havia levado o Troféu Yashin na temporada anterior.
O Prêmio Sócrates, reconhecimento de ações de solidariedade, foi para a jogadora Jennifer Hermoso, da seleção espanhola. Ela foi pivô da denúncia contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, que a beijou na boca de maneira forçada durante a entrega das medalhas no título da Copa do Mundo feminina, em 2023.
Os 10 primeiros:
- Rodri (Manchester City)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Dani Carvajal (Real Madrid)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Kylian Mbappé (PSG/Real MAdrid)
- Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Toni Kroos (Real Madrid)
- Harry Kane (Bayern de Munique)









