
A Fifa anunciou nesta terça-feira (25) os potes e o procedimento para o sorteio dos grupos a Copa do Mundo de 2026.
Os 12 grupos com quatro seleções cada serão conhecidos no dia 5 de dezembro, em sorteio que será realizado em Washington, nos Estados Unidos.
Os anfitriões Canadá, México e Estados Unidos serão alocados ao pote 1, com os cabeças-de-chave, onde também está o Brasil. As seleções foram distribuídas nos potes de acordo com a posição no ranking da Fifa.
Pelas regras, ficou estabelecido que a Espanha não poderá enfrentar a Argentina e a França não enfrentará a Inglaterra antes da final. Essas são as quatro primeiras colocadas do ranking.
Em princípio, nenhum grupo terá mais de uma equipe da mesma confederação. Isso se aplica a todas as confederações, exceto a Uefa, que é representada por 16 seleções. Cada grupo deve ter pelo menos uma, mas não mais do que duas equipes da Uefa, segundo a Fifa.
A Copa do Mundo será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá. Será a primeira com o número de 48 seleções.
Dessas 48 seleções, 42 estão com a vaga confirmada. As seis demais, quatro da Europa e duas do resto do mundo, serão conhecidas em março, na repescagem.
Veja os potes do sorteio:
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial










