
O Grêmio anunciou nesta sexta-feira (12) a contratação do técnico português Luis Castro. Ele estava sem clube desde o mês passado, quando deixou o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
Castro assinou contrato de dois anos com o tricolor gaúcho. Chega para a vaga de Mano Menezes, que não teve o vínculo renovado com o clube após o Campeonato Brasileiro.
O treinador português volta ao Brasil após dois anos e meio. Seu primeiro clube no país foi o Botafogo, onde esteve à frente por 54 jogos, entre março de 2022 e junho de 2023.
Castro é o segundo técnico europeu da história a assumir o comando do Grêmio. Antes dele, o húngaro László Székely havia treinado o tricolor em 31 oportunidades no ano de 1954.
Luís Manuel Ribeiro de Castro, 64 anos, é natural de Vila Real, município próximo à cidade do Porto. Iniciou no futebol como jogador, atuando nas décadas de 1980 e 1990 em clubes como Vitória de Guimarães, União de Leiria e Águeda, onde encerrou a carreira como atleta e iniciou a trajetória de treinador, em 1998.
Em Portugal, trabalhou em equipes como Sanjoanense, Penafiel, Mealhada e Estarreja até ser contratado para comandar as categorias de base do Porto, em 2006, onde permaneceu por dez anos. Além de conquistar o inédito título da segunda liga portuguesa com o Porto B, dirigiu a equipe principal em algumas oportunidades.
Após breves passagens por Rio Ave, Chaves e Vitória de Guimarães, Castro assinou com o Shakhtar Donetsk por duas temporadas: 2019/2020 e 2020/2021. Pela equipe ucraniana, conquistou o título nacional em seu primeiro ano de trabalho.
Em agosto de 2021, o português foi confirmado como novo treinador do Al-Duhail, do Catar. No ano seguinte, poucos dias antes de se transferir para o Botafogo, conquistou a Copa do Emir em seu último jogo pelo clube catari.









