
O Campeonato Brasileiro chega à última rodada com cinco equipes lutando contra as duas vagas restantes do rebaixamento para a Série B.
Sport e Juventude já tiveram o destino decretado e vão jogar a segunda divisão em 2026. Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos correm contra o fantasma da queda.
O Inter está na situação mais complicada e não depende só de si. É o 18º na classificação, com 41 pontos. Precisa vencer o Red Bull Bragantino, no Beira-Rio, e torcer para que dois de seus adversários diretos – Vitória, Fortaleza e Ceará – não vençam.
O rubro-negro baiano é o 17º, com 42 pontos. Precisa vencer o São Paulo, no Barradão, e torcer para que Ceará ou Fortaleza no máximo empatem seus jogos ou que o Santos seja derrotado.
O Fortaleza conseguiu uma grande arrancada nesta reta final de campeonato, com nove jogos de invencibilidade. Estava fadado à queda, mas saiu do Z4 na rodada passada e só depende de si para escapar. É o 16º, com 43 pontos.
Porém, a tarefa é extremamente difícil. Tem que vencer o Botafogo, que briga por vaga direta na fase de grupos da Libertadores, no Engenhão. Se empatar, tem que torcer para Vitória e Inter não vencerem. Caso perca, o Fortaleza precisa que Vitória e Inter também sejam derrotados.
O Ceará está na mesma situação do rival Fortaleza, com 43 pontos e em 15º lugar. Fica na frente pelo saldo de gols. Se vencer o Palmeiras, na Arena Castelão, escapa da queda. Em caso de empate, tem que torcer para que dois entre Inter, Vitória e Fortaleza não vençam. Se perder, torcer para que dois entre Inter, Vitória e Fortaleza também percam.
O Santos tem a situação mais “confortável”. Está em 14º, com 42 pontos. Joga na Vila Belmiro contra o Cruzeiro, que vai escalar o time reserva, pois tem como foco a semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians.
Vencendo a Raposa, o Santos escapa do vexame de voltar à Série B um ano após o acesso. Se empatar, precisa torcer para que Ceará, Fortaleza ou Vitória não vençam. Em caso de derrota, o Peixe tem que torcer para Vitória e Inter não vencerem, ou Fortaleza e Ceará também serem derrotados.
Matematicamente o Atlético-MG ainda corre o risco de ser rebaixado, mas teria que perder para o Vasco, em Belo Horizonte, e ver uma combinação de resultados pouco provável.
Risco de rebaixamento
- Sport – rebaixado
- Juventude – rebaixado
- Internacional – 77,6%
- Vitória – 65%
- Fortaleza – 35%
- Ceará – 20,3%
- Santos – 2%
Fonte: UFMG
Brasileirão – 38ª rodada
Sábado (6)
- Mirassol 3 x 3 Flamengo
Domingo (7)
- 16h – Fluminense x Bahia — SporTV e Premiere
- 16h – Botafogo x Fortaleza – Globo (RJ e CE) e Premiere
- 16h – Corinthians x Juventude — Premiere
- 16h – Santos x Cruzeiro – Globo (SP e MG) e Premiere
- 16h – Atlético/MG x Vasco — Premiere
- 16h – Internacional x Red Bull Bragantino – Globo (RS) e Premiere
- 16h – Vitória x São Paulo — Premiere
- 16h – Ceará x Palmeiras — Record, Premiere e CazéTV
- 16h – Sport x Grêmio — Premiere









