O Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0, neste domingo (10), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil.
O rubro-negro tinha a vantagem de poder perder por até um gol de diferença, pois havia vencido a partida de ida por 3 a 1. Mas foi eficiente na marcação e matou o jogo em um contra-ataque.
Este foi o quinto título do Flamengo na Copa do Brasil. A equipe já havia levantado a taça em 1990, 2006, 2013 e 2022. É o primeiro de Filipe Luís como treinador da equipe.
De quebra, o rubro-negro embolsa uma premiação de R$ 73,5 milhões. O Galo, com o vice, recebe R$ 31,5 milhões.
A forte pressão de quem precisava de pelo menos dois gols de diferença para levar para os pênaltis não foi feita pelo Atlético. O time tinha a posse de bola, mas era pouco eficaz nas finalizações.
O Flamengo administrava bem a vantagem e conseguia encontrar espaços para aplicar os contra-ataques.
No segundo tempo, o Atlético forçou um pouco mais, porém, também deu mais espaços para o contragolpe do rival. Em um desses contra-ataques, Bruno Henrique entrou pela esquerda em velocidade e bateu cruzado, mas Everson defendeu com o rosto.
Aos 17min, outra arrancada de Bruno Henrique pela esquerda, e outra grande defesa de Everson, evitando o gol de cobertura do atacante.
O jogo seguia equilibrado, mas com o Flamengo mais perto de abrir o placar, pis levava mais perigo no contra-ataque.
Aos 37min, em um bate e rebate dentro da área, Alan Kardec furou e perdeu grande chance para marcar o primeiro do Galo. A defesa rubro-negra ficou com a bola, Bruno Henrique recebeu na intermediária da defesa e lançou Gonzalo Plata, que partiu em velocidade pela esquerda, driblou Saravia e tocou por cavadinha na saída de Everson, fazendo 1 a 0.
Após o gol, a torcida começou a jogar objetos em campo e o jogo ficou paralisado por cerca de cinco minutos. Na volta, o Galo baixou a guarda e não encontrou forças para virar o placar.