O Corinthians venceu o Criciúma por 4 a 2, de virada, neste sábado (30), no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado leva o Timão ao oitavo lugar, com 50 pontos, e hoje estaria com uma vaga na pré-Libertadores, já que o título continental do Botafogo, conquistado também neste sábado, aumentou o G7 do Brasileirão para G8.
O Criciúma segue em 17º, com 38 pontos, dentro da zona do rebaixamento. Dependendo dos demais resultados da rodada, pode ter a queda para a Série B confirmada na próxima quarta (4), quando enfrenta o Flamengo, em Criciúma.
O Corinthians começou o jogo melhor, criando boas chances, mas parando no goleiro Gustavo ou na falta de precisão de seus atacantes.
O Criciúma tinha dificuldades para trocar passes e perdia a maioria das disputas de bola no meio de campo.
Quando parecia que o gol corintiano estava prestes a sair, o Criciúma abriu o placar. Dudu recebeu a bola na direita e cruzou na área. Bolaise, livre de marcação, bateu de primeira, sem chance para o goleiro Hugo, aos 30min.
O Corinthians sentiu o gol e, desleixado na marcação, viu Bolaise aumentar aos 38min, em boa jogada pela esquerda, dentro da área.
No segundo tempo o Timão voltou mais ligado. Pressionava e tinha liberdade para finalizar. Até que aos 17min, Gustavo saiu jogando mal e deu um passe na fogueira para o zagueiro. Matheus Bidu antecipou a jogada e rolou para Rodrigo Garro bater no ângulo.
E o empate veio três minutos depois, desta vez em inversão de papeis. Garro desceu pela direita e cruzou para Bidu mandar de primeira para a rede, deixando tudo igual.
A partir daí, o Corinthians assumiu o controle do jogo. Acuado, o Criciúma acumulava erros, tanto no ataque quanto na defesa.
E foi justamente assim que “deu” o terceiro gol ao Corinthians. Aos 38min, Gustavo Henrique deu um chutão da defesa para o ataque. Ronald errou o tempo da bola no meio campo e cabeceou de presente para Romero. O paraguaio dominou, partiu em velocidade pelo meio e abriu na esquerda para Yuri Alberto estufar a rede. Era a virada corintiana.
E tinha mais. Aos 49min, em outro contra-ataque, Romero tocou para Yuri Alberto fazer mais um e se tornar o artilheiro isolado do campeonato, com 13 gols.
O Corinthians está bem vivo na briga pela vaga na Libertadores e na terça (3) terá um confronto direto contra o Bahia, sétimo também com 50 pontos, na Neo Química Arena, pela 37ª rodada.