Botafogo e Pachuca se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 14h (horário de Brasília), no Estádio 974, em Doha, no Qatar, pela Copa Intercontinental. Globo e SporTV transmitem a partida.
O jogo é chamado Dérby das Américas, que reúne o campeão da Conmebol contra o campeão da Concacaf.
O alvinegro carioca chega ao jogo credenciado pelo título da Libertadores, conquistado sobre o Atlético-MG, há 11 dias. E começa um novo desafio menos de 72 horas depois de levantar a taça do Brasileirão.
A disputa da Copa Intercontinental coroa uma temporada dos sonhos para o torcedor botafoguense, que pode ver a equipe ainda buscar a tríplice coroa.
Mesmo com a maratona de jogos, as conquistas de títulos, o Botafogo tem conseguido se manter resistente. São oito jogos de invencibilidade e quatro vitórias consecutivas.
O Pachuca conquistou a Copa Concacaf em junho, ao bater o Columbus Crew por 3 a 0 na final. Foi o sexto na história. Mas, a temporada do time mexicano, que recomeçou em julho, é ruim.
Em 17 jogos, venceu três, empatou quatro e perdeu dez. Foi eliminado na primeira fase do Torneio Apertura no México. Sua última partida oficial ocorreu no dia 9 de novembro.
Neste período em que o Pachuca não entrou em campo, o Botafogo fez seis jogos e disputando finais. Ou seja, o embalo é completamente oposto.
Quem passar do duelo entre Botafogo e Pachuca vai enfrentar o Al Ahly, no sábado (14), em busca de uma vaga na final do torneio contra o Real Madrid, no dia 18.
A Copa Intercontinental substitui o Mundial de Clubes que era disputado até o ano passado. Com o Supermudial, que será realizado em 2025, a Fifa mudou a competição. O campeão europeu vai direto para a final, enquanto as outras equipes participantes têm caminhos para percorrer.
Brasileiros e mexicanos já se enfrentaram em três oportunidades no Mundial de Clubes. Em 2000, o Vasco venceu o Necaxa na fase de grupos por 2 a 1. Em 2017, o Grêmio bateu o Pachuca por 1 a 0, na semifinal. Em 2020, o Tigres despachou o Palmeiras por 1 a 0, também na semifinal.
A arbitragem será do holandês Danny Makkelie. Tem 18 jogos nesta temporada e média de 3,2 cartões amarelos.
Botafogo x Pachuca
- Data: 11/12/204
- Horário: 14h (de Brasília)
- Botafogo: John; Mateo Ponte, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Almada; Igor Jesus. Técnico: Arthur Jorge
- Pachuca: Moreno; Carlos Sanchez, Sergio Barreto, Gustavo Cabral e Bryan Gonzalez; Pedro Pedraza, Elias Montiel, Arturo Gonzalez e Oussama Idrissi; Nelson Deossa e Salomon Rondon. Técnico: Guillhermo Almada
- Árbitro: Danny Makkelie (HOL)