Internacional e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Globo e Premiere transmitem a partida.
O jogo pode dar ao alvinegro o título nacional. A equipe está na liderança, com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras, que no mesmo horário encara o Cruzeiro, no Mineirão. Se vencer o Inter e o Verdão não triunfar sobre o time mineiro, a taça será do Botafogo.
O título também pode vir com um empate no Beira-Rio e uma vitória do Cruzeiro no Mineirão. Assim, a vantagem iria a quatro pontos, com apenas três em disputa.
Caso o Palmeiras vença em Belo Horizonte e o Botafogo seja derrotado em Porto Alegre, os dois ficam com 73 pontos, mas a vantagem passa a ser dos paulistas, com uma vitória a mais.
Se Botafogo e Palmeiras saírem vencedores ou perdedores nesta quarta, a decisão do título fica para a última rodada, com o alvinegro recebendo o São Paulo, no Nilton Santos, e o Palmeiras jogando contra o Fluminense, no Allianz Parque.
Além de enfrentar o melhor time do segundo turno, outro desafio do Botafogo em Porto Alegre é manter a concentração após a ressaca pelo título da Libertadores, conquistado no sábado (30), com a vitória em cima do Atlético-MG.
A equipe carioca fez apenas um treino após a conquista continental, ainda em ritmo de festa.
O Internacional está em quarto na classificação, com 65 pontos. Estava invicto havia 16 rodadas, mas foi derrotado pelo Flamengo, no domingo (1), acabando com qualquer pretensão de título.
No primeiro turno deu Botafogo, por 1 a 0, no Nilton Santos. Nos últimos dez encontros foram seis triunfos do Colorado e quatro do Botafogo. São 14 jogos consecutivos sem empate no confronto. Também são 14 partidas sem empate em Porto Alegre. O último foi em 2006. Neste período, o Inter venceu nove jogos, e o Botafogo, cinco.
O catarinense Ramon Abatti Abel será o árbitro. Tem 19 partidas neste Brasileirão e média de seis cartões amarelos.