Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » CLUBES » Botafogo e Atlético-MG decidem neste sábado (30) o título da Libertadores

Botafogo e Atlético-MG decidem neste sábado (30) o título da Libertadores

Logo do site
por Emerson Vicente
29/11/2024 ás 3:46 PM

São Paulo, SP

Atlético-MG e Botafogo decidem o título da Libertadores neste sábado (30), às 17h (horário de Brasília), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Globo, ESPN e Paramount+ transmitem a partida.

Campeão em 2013, o Atlético vai em busca do bicampeonato. Fez 12 jogos na competição, com oito vitórias, dois empates e duas derrotas.

Fez uma boa campanha na primeira fase, se classificando em primeiro lugar no grupo e com a segunda melhor campanha entre todos os classificados, ficando atrás apenas o River Plate.

Nas oitavas, passou pelo San Lorenzo com um empate fora e uma vitória magra por 1 a 0, em casa. Nas quartas, pegou o Fluminense e, depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0, no Rio de Janeiro, fez valer a força de casa e venceu por 2 a 0 na volta.

Nas semifinais, fez a sua melhor exibição no torneio no jogo de ida, na Arena MRV, quando goleou o River Plate por 3 a 0. Na volta, segurou um empate sem gols para confirmar a vaga na decisão.

Marcou 21 gols, média de 1,75 por partida. Nos 12 jogos, só não balançou a rede em três. A defesa levou oito gols, mas saiu ilesa em seis partidas.

Recebeu 29 cartões amarelos, o que corresponde a 2,4 por jogo, pouco menos que sua média no Brasileirão, que é de 2,7.

O atacante Hulk, em treino do Atlético-MG, em Buenos Aires - Crédito: Pedro Souza/ Atlético

O Botafogo vai em busca do seu primeiro título no Libertadores. Como passou pela pré-classificatória, disputou 16 partidas no torneio, com sete vitórias, seis empates e três derrotas.

Conseguiu vaga na fase de grupos depois de eliminar Aurora e Red Bull Bragantino, nas fases preliminares. Avançou na sua chave na última rodada, ficando em segundo lugar.

Nas oitavas, teve logo de cara o Palmeiras. Venceu o primeiro jogo, em casa, por 2 a 1, e conseguiu arrancar um empate em 2 a 2 no Allianz Parque para avançar e fase. 

Nas quartas, outro duelo brasileiro, contra o São Paulo. Depois de dois empates, decidiu a vaga nas penalidades e saiu vencedor na disputa.

Na semifinal, atropelou o Peñarol por 5 a 0 no primeiro jogo, no Engenhão, abrindo larga vantagem que  garantiu a vaga na final, mesmo com a derrota por 3 a 1 na volta.

Foram 28 gols marcados ao longo da competição, e em apenas três dos 16 jogos o ataque passou em branco. A defesa levou 16, média de um por jogo. Não foi vazada em cinco partidas.

Foi um dos times mais indisciplinados da Libertadores, com  46 cartões amarelos, média de 2,8 por jogo, e quatro expulsões.

Nos últimos dez encontros entre as duas equipes, foram cinco vitórias do Botafogo, quatro do Atlético e um empate. Nos dois jogos que fizerem neste ano, no Brasileirão, o alvinegro carioca venceu no primeiro turno por 3 a 0. No segundo, empate em 0 a 0.

O argentino Facundo Tello será o árbitro da partida. Tem 43 jogos nesta temporada e média de 4,7 cartões amarelos. Marcou 15 penalidades.

Pela Libertadores, Tello apitou nove jogos e aplicou 38 amarelos, média de 4,2. Foi o árbitro no empate entre Botafogo e Palmeiras e na derrota do Alético para o Fluminense, ambos nas oitavas de final.

Libertadores da América – Final

  • Quando: sábado (30)
  • Horário: 17h (horário de Brasília)
  • Local: estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG)
  • Ábritro: Facundo Tello (ARG)
  • Transmissão: Globo, ESPN e Paramount+
  • Atlético-MG: Everson; Junior Alonso, Battaglia e Lyanco; Gustavo Scarpa, Fausto Vera, Alan Franco, Guilherme Arana, Paulinho e Hulk; Deyverson. Técnico: Gabriel Milito
  • Botafogo: John, Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Savarino, Thiago Almada e Luiz Henrique; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
 

Veja também

plugins premium WordPress