O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1, neste domingo (1), na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A vitória praticamente acaba com o risco de rebaixamento do time gaúcho, que foi ao 10º lugar, com 44 pontos, abrindo seis de vantagem para o Criciúma, o primeiro time dentro do Z4.
O São Paulo permanece em sexto, com 59 pontos, já com a vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem assegurada.
O Grêmio foi superior na primeira etapa, pressionando em busca da vitória salvadora e encurralando o São Paulo na defesa.
Mas o primeiro gol saiu somente aos 36min, com Cristaldo, recebendo passe de João Pedro.
Dez minutos depois, nos acréscimos, o tricolor gaúcho ampliou. Villasanti desceu pela linha de fundo e cruzou para a área. A bola bateu em Ruan e entrou. Gol contra.
No segundo tempo, o Grêmio recuou, querendo administrar a boa vantagem, mas acabou chamando o São Paulo para o seu campo.
Aos 19min, em cobrança de escanteio, Luiz Gustavo pegou o rebote da zaga gremista e mandou de fora da área, diminuindo a diferença.
O São Paulo continuou dominando, chegando a ter 62% de posse de bola. O Grêmio se segurou como pôde e garantiu os três pontos, fundamentais para a permanência na Série A.
Os dois times volta a campo na quarta (4). O São Paulo recebe o Juventude, no MorumBis. O Grêmio visita o Vitória, em Salvador.