Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Brasileirão » Fim de semana com clássicos estaduais aumenta pressão na véspera do Brasileirão

Fim de semana com clássicos estaduais aumenta pressão na véspera do Brasileirão

Logo do site
por Emerson Vicente
23/01/2026 ás 2:35 PM

São Paulo, SP

Crédito: Arte Bola em Campo com IA

O último final de semana antes do início do Campeonato Brasileiro será recheado de clássicos estaduais. Os resultados podem colocar uma pressão maior logo de cara na competição nacional.

O primeiro será neste sábado (24), entre Palmeiras e São Paulo, na Arena Barueri, às 18h30, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

Os dois rivais chegam sob forte pressão e desconfiança. O Verdão havia emplacado três vitórias seguidas no começo da competição, porém, na rodada passada, não viu a cor da bola e foi atropelado por 4 a 0 pelo Novorizontino, na pior derrota do técnico Abel Ferreira desde que assumiu o comando da equipe.

A insatisfação da torcida, já impaciente com os maus resultados do ano passado, aumentou. Muros do Allianz Parque foram pichados e as redes sociais incendiaram.

Seu primeiro jogo no campeonato nacional será na quarta (28), contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

Do lado do Tricolor, o time está em 14º na classificação, com três pontos, colado na zona do rebaixamento.

Já há uma corrente questionando o trabalho do técnico Hernán Crespo. Em sete meses de clube, o argentino tem mais derrotas do que vitórias (16 a 15). Com a nova presidência, não será surpresa se Crespo for demitido em caso de um revés em Barueri.

O Tricolor estreia no Brasileiro na quarta, em casa, contra o Flamengo, o atual campeão.

No domingo (25) tem Atlético-MG e Cruzeiro, na Arena MRV. O Galo ainda não venceu nenhum jogo no Campeonato Mineiro. Foram quatro empates em quatro rodadas. Está em terceiro no Grupo A, com quatro pontos.

Corre o risco de começar o Brasileirão sem vitorias diante do Palmeiras, um dos favoritos ao título.

O Cruzeiro começou aos trancos e barrancos. Lidera o Grupo C, com seis pontos, mas já perdeu duas partidas, ambas no Mineirão.

Seu primeiro jogo no Brasileirão será fora de casa, contra o Botafogo, na quinta (29). 

No Sul, Internacional e Grêmio se enfrentam também no domingo, no Beira-Rio. As duas equipes fazem campanhas semelhantes neste início de temporada.

Cada uma tem três vitórias e uma derrota. O tricolor lidera o Grupo B, enquanto o Colorado é o primeiro no Grupo A.

A vitória no Gre-Nal será fundamental para trazer paz no início do Brasileirão. O Grêmio estreia contra o Fluminense, no Maracanã. O Inter pega o Athletico-PR, em casa.

Por fim, Fluminense e Flamengo medem forças no domingo. O tricolor está em uma situação mais confortável, com duas vitórias e um empate no Carioca. Divide a liderança do Grupo A com o Volta Redonda.

Pode chegar ao duelo contra o Grêmio com a classificação para a próxima fase do Carioca encaminhada, caso vença o seu maior rival neste domingo.

O Flamengo teve que mudar seu planejamento neste início de temporada. Apostou suas fichas no sub-20 no estadual, mas o time não correspondeu. A direção, então, decidiu que a comissão técnica teria que colocar os titulares em campo no clássico com o Vasco, na quarta passada, antecipando o cronograma em uma semana.

Precisa da vitória contra o rival para não correr o risco de ter um calendário ainda mais inchado. 

Além disso, logo na sequência da estreia no Brasileirão o time rubro-negro tem a decisão da Supercopa Rei, no domingo (1), contra o Corinthians, em Brasília.  

Veja também

plugins premium WordPress