Após vencer o Atlético-MG por 3 a 1, no sábado (30), e conquistar a Libertadores pela primeira vez em sua história, o Botafogo está perto de igualar um feito que apenas dois clubes conseguiram: vencer o torneio continental e o Brasileiro no mesmo ano.
O primeiro a conseguir tal feito foi o Santos, em 1963. Com Pelé e companhia, venceu a Libertadores e a Taça Brasil, que passou a ser considerada como Brasileirão em 2010, pela CBF.
Após 56 anos, o Flamengo repetiu o feito do Peixe e levantou o caneco nas duas competições, com a equipe dirigida pelo português Jorge Jesus.
No momento, o Botafogo, do também português Arthur Jorge, lidera o Brasileirão com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras, o segundo colocado. Com mais quatro pontos, levanta o caneco.
O primeiro passo será na quarta (4), contra o Internacional, invicto há 16 partidas e com a melhor campanha do segundo turno. Por fim, na última rodada, no domingo (8), o Fogão recebe o São Paulo, que já tem vaga assegurada na fase de grupos da Libertadores.