Botafogo e São Paulo se enfrentam neste domingo (8), às 16h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O Premiere transmite a partida.
Um empate garante o título do Brasileirão ao Botafogo. A equipe lidera com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras, que no mesmo horário enfrenta o Fluminense, no Allianz Parque.
Se o alvinegro for derrotado e o Verdão ganhar o seu jogo, o título será dos paulistas, que empatam em pontos, mas levam vantagem em número de vitórias.
O Glorioso não perde há 15 rodadas no campeonato. Foram nove vitórias e seis empates no período. Porém, empatou a duas últimas partidas que fez no Engenhão.
Se levantar a taça, o Botafogo vai igualar um feito que apenas dois clubes conseguiram: vencer o torneio continental e o Brasileiro no mesmo ano.
O primeiro a conseguir tal feito foi o Santos, em 1963. Com Pelé e companhia, venceu a Libertadores e a Taça Brasil, que passou a ser considerada pela CBF como Brasileirão em 2010.
Após 56 anos, o Flamengo repetiu o feito do Peixe e levantou o caneco nas duas competições, com a equipe dirigida pelo português Jorge Jesus.
O São Paulo chega para o jogo em modo “preguiça”. Com o sexto lugar confirmado, juntamente com a vaga na fase de grupos da Libertadores, a equipe relaxou e não vence há quatro rodadas. Foram dois empates e duas derrotas, estas nas mais recentes.
A torcida também não parece disposta a ver seu time ajudar o rival Palmeiras a conquistar a taça, e ainda por cima pelo terceiro ano seguido, igualando justamente um feito do Tricolor nos anos de 2006, 2007 e 2008.
Este será o quarto encontro entre as duas equipes neste ano. No primeiro turno houve empate em 2 a 2, no MorumBis. Depois, se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores, com mais dois empates e vitória carioca nos pênaltis.
Há quatro anos o Tricolor não vence o duelo. Foram oitos jogos no período, com quatro triunfos do Botafogo e quatro empates.
O gaúcho Anderson Daronco será o árbitro. Tem 19 partidas nesta Série A e média de 4,6 cartões amarelos.