
O Nacional Potosí venceu o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira (18), no estádio Victor Ugarte, na Bolívia, no jogo de ida da segunda fase da pré-Libertadores.
O resultado deixa a equipe boliviana com a vantagem do empate na partida de volta, quarta (25), no estádio Nilton Santos, para avançar na Libertadores. O Botafogo precisa de dois gols de diferença. Se vencer por um, leva a decisão para os pênaltis.
O Botafogo poderia ter tudo uma melhor sorte. Teve chances claras de gols, mas pecou na finalização. O placar mínimo foi um mal menor para o alvinegro.
Porém, foi a sexta derrota seguida da equipe, o que aumenta a pressão pela falta de bons resultados.
Mesmo encarando uma altitude de mais de 4.000 metros acima do nível do mar, o Botafogo soube segurar um adversário que tem claras limitações.
Mas a primeira grande oportunidade foi do Nacional, que acertou a trave após um cabeceio de Baldomar desviar em Alex Telles.
A chance mais clara de gol do Botafogo no primeiro tempo foi de Matheus Martins, que entrou cara a cara com o goleiro em um contra-ataque, mas chutou para fora, aos 44min.
No início da segunda etapa, o Nacional conseguiu abrir o placar com 2min. Em cobrança de escanteio ensaiada, pela esquerda, Rojas cruzou para a área, Baldomar mergulhou e mandou para a rede.
A resposta do Botafogo veio aos 9min, mas o desvio de Montoro acertou o pé da trave direita.
O jogo ficou mais aberto e o Nacional conseguiu chegar ao segundo gol aos 16min, mas foi anulado por impedimento de Álvarez.
Aos poucos, o Botafogo foi administrando o resultado, sem sofrer mais perigo.










