Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Futebol Feminino » Gabi Zaniotti e Marta concorrem ao prêmio Rainha da América

Gabi Zaniotti e Marta concorrem ao prêmio Rainha da América

Logo do site
por Redação
26/12/2025 ás 10:18 AM

São Paulo, SP

Gabi Zanotti comemora o terceiro gol do Corinthians - Crédito: Staff Images Woman/CONMEBOL

A meia Gabi Zanotti, do Corinthians, e a atacante Marta, do Orlando Pride, dos Estados Unidos, são finalistas da edição deste ano do prêmio Rainha da América, concedida pelo jornal El Pais, do Uruguai, à melhor jogadora em atividade no continente americano. 

As duas brasileiras têm como concorrente a atacante paraguaia Cláudia Martínez, que atua no Olímpia-PAR.

A eleição é feita com votos de jornalistas de todo o continente. O resultado será divulgado pelo jornal no próximo dia 31 de dezembro.

O troféu feminino foi criado em 2021 em complemento ao já tradicional prêmio Rei da América, que desde 1985 condecora o melhor atleta masculino da temporada no futebol do continente. 

Em 2025, não há brasileiros indicados, mas o meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos candidatos, ao lado dos atacantes Adrián Martínez, do Racing, da Argentina, e Lionel Messi, do Inter Miami, dos Estados Unidos.

Atual detentora do prêmio feminino, Gabi Zanotti foi o grande nome do Corinthians em 2025. A meia de 40 anos terminou o ano como artilheira das Brabas, com 19 gols, seis deles na Libertadores, onde comandou a sexta conquista alvinegra no torneio, o que garantiu a equipe na inédita Copa das Campeãs, organizada pela Fifa, em Londres, na Inglaterra, em janeiro.

Marta brilhou pela seleção brasileira na conquista da Copa América deste ano, no Equador. A craque de 39 anos fez dois gols na final diante da Colômbia e foi eleita a craque da competição. 

Em 2025, a camisa 10 também foi indicada à Bola de Ouro, da revista France Football, que avalia o período referente à temporada europeia (agosto a julho), ao contrário do Rainha da América, que leva em conta o ano.

Nas quatro edições anteriores do Rainha da América, o Brasil esteve no topo em três delas. Em 2021, a lateral Tamires, do Corinthians, foi premiada. Em 2023, a atacante Priscila, hoje no América, do México, e à época no Internacional, levou a melhor. No ano passado, deu Gabi Zanotti. 

A colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid, da Espanha, quebrou a hegemonia brasileira em 2022. Na ocasião, a atacante defendia o Deportivo Cali, de seu país.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

plugins premium WordPress