
A Fifa sorteia nesta sexta-feira (5) os grupos da Copa do Mundo de 2026. O evento será no John F. Kennedy Center, em Washington (EUA), às 14h (horário de Brasília).
A modelo Heidi Klum e os atores Kevin Hart e Danny Ramirez serão os coapresentadores do evento na capital americana.
Rio Ferdinand, ex-capitão da seleção da Inglaterra vai conduzir o sorteio ao lado da apresentadora Samantha Johnson.
Nomes de peso do esporte mundial foram “convocados” como auxiliares de peso. Estarão presentes Tom Brady, heptacampeão do Super Bowl da NFL, Shaquille O’Neal, tetracampeão da NBA, Wayne Gretzky, membro do Hall da Fama da NHL, e Aaron Judge, sete vezes All-Star da liga principal de beisebol.
Os shows musicais ficarão por conta de Andrea Bocelli, Robbie Williams, Nicole Scherzinger e do veterano grupo Village People.
O Mundial de 2026 será o primeiro com 48 seleções. Elas serão distribuída em 12 grupos com quatro em cada um.
Os anfitriões Canadá, México e Estados Unidos serão alocados ao pote 1, com os cabeças-de-chave, onde também está o Brasil. As seleções foram distribuídas nos potes de acordo com a posição no ranking da Fifa.
Pelas regras, ficou estabelecido que a Espanha não poderá enfrentar a Argentina e a França não enfrentará a Inglaterra antes da final. Essas são as quatro primeiras colocadas do ranking.
Em princípio, nenhum grupo terá mais de uma equipe da mesma confederação. Isso se aplica a todas as confederações, exceto a Uefa, que é representada por 16 seleções. Cada grupo deve ter pelo menos uma, mas não mais do que duas equipes da Uefa, segundo a Fifa.
A Copa do Mundo será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá. Será a primeira com o número de 48 seleções.
Dessas 48 seleções, 42 estão com a vaga confirmada. As seis demais, quatro da Europa e duas do resto do mundo, serão conhecidas em março, na repescagem.
Veja os potes do sorteio:
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial










