
Tudo o que podia dar errado ao Internacional na 36ª rodada do Campeonato acabou acontecendo, jogando a equipe para a zona do rebaixamento.
O Colorado é o 17º na classificação, com 41 pontos, empatado com o Santos, que fica à frente no saldo de gols.
Além da goleada por 5 a 1 sofrida diante do Vasco, seus demais concorrentes contra a queda também venceram. O sacode contra os cariocas fez a equipe gaúcha ser superada no saldo de gols pelo Santos, que venceu o Sport por 3 a 0.
Antes da rodada, o saldo do Colorado era de -8, contra -14 do Peixe. A goleada mudou isso e os paulistas estão com -11 contra -12. As duas equipes estão com dez vitórias, que é o primeiro critério desempate.
Antes da rodada, as chances de queda do Inter eram de 6,5%, de acordo com levantamento do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Agora, esse risco disparou para 40,8%.
A situação do Santos teve uma melhora pouco significante. Saiu de 57,8% para 51,4%.
A rodada também decretou o rebaixamento do Juventude, que ficou no empate em 1 a 1 com o Bahia, resultado que mantém a equipe em 19º, com 34 pontos, sem chances matemáticas de deixar o Z4.
Cinco times sequem ameaçados pelas últimas duas vaga do rebaixamento: Fortaleza, Santos, Inter, Vitória e Ceará.
A matemática ainda põe em risco Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Vasco, Corinthians e Grêmio, mas será preciso uma combinação de resultados pouco provável nas duas rodadas finais para que algum deles caia.
Risco de rebaixamento:
- Sport – rebaixado
- Juventude – rebaixado
- Fortaleza – 69,5%
- Santos – 51,4%
- Internacional – 40,8%
- Vitória – 30,6%
- Ceará – 7,5%









