
A LDU venceu o Palmeiras por 3 a 0, nesta quinta-feira (23), no estádio Casa Blanca, em Quito, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores.
O resultado dá ao time equatoriano a vantagem de poder perder por até dois gols no jogo de volta, na quinta (30), no Allianz Parque, para garantir a vaga na final.
O Palmeiras precisa de quatro gols para avançar direto. Se vencer por três, leva a decisão para os pênaltis.
Quem passar vai enfrentar o vencedor do duelo entre Flamengo e Racing. O rubro-negro venceu o jogo de ida por 1 a 0, nesta quarta (22), e está em vantagem para a volta.
O resultado também acaba com uma série de 25 partidas de invencibilidade do Verdão contra equipes estrangeiras na Libertadores.
O time do técnico Abel Ferreira ainda não havia sido derrotado na competição. Tinha uma campanha impecável, com nove vitórias e um empate. Mas fez seu pior jogo no ano e precisará de desdobrar em casa para seguir vivo.
A altitude de 2.850 metros acima do nível do mar pode ter pesado, mas o futebol apresentado pela equipe foi bem abaixo do que tem mostrado na temporada. Foi engolida pelo esquema implantado pelo técnico brasileiro Thiago Nunes no time equatoriano.
A LDU construiu o placar ainda no primeiro tempo. Encontrava espaços com extrema facilidade e obrigava o goleiro Caros Miguel a trabalhar desde os primeiros minutos.
Aos 16min não deu para o arqueiro. Quiñonez ganhou com facilidade de Khelven pela esquerda, invadiu a área e, quase caído, conseguiu tocar no centro da área para Villamil, que dominou e fuzilou para o gol.
Inerte, o Palmeiras mal reagiu. Só foi chutar a sua primeira bola ao gol aos 18min, com Felipe Anderson, mas sem qualquer perigo para o goleiro.
Aos 26min, a LDU conseguiu ampliar. Em cobrança de escanteio, Quiñonez pegou a sobra da entrada da área e chutou, mas a bola acertou o braço de Andreas Pereira. Pênalti que Azulgaray bateu e guardou, fazendo 2 a 0.
Vendo o time escancarado, o técnico Abel Ferreira aproveitou uma parada marota em atendimento de Carlos Miguel para ajustar a marcação fechar os buracos. Conseguiu até certo ponto, mas não o suficiente.
Aos 46min, em uma jogada parecida com a que originou o primeiro gol, Ramirez desceu até a linha de fundo e tocou para o meio da área para Villamil mandar para rede e fazer 3 a 0.
No segundo tempo o Palmeiras voltou um pouco mais organizado. Mas o estrago já estava feito. A LDU, por sua vez, parecia que estava resolvida com a ampla vantagem, e até mostrou displicência em alguns lances que poderiam aumentar ainda mais o saldo para a volta.
A melhor chance para o Palmeiras descontar veio aos 37min, quando Sosa recebeu na direita e bateu cruzado na cara do goleiro Dominguez, que espalmou no reflexo.
Nos acréscimos, Ramirez fez falta violenta em Giay e levou o cartão vermelho, após análise do VAR. Mas já era tarde para o Verdão tentar aproveitar a vantagem numérica.
Agora, Abel e seus comandados juntam os cacos para tentar buscar a classificação, que ficou muito mais difícil.









