
Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, e seu irmão, André Silva, atleta do Penafiel-POR, morreram nessa quinta-feira (3), em um acidente de carro na Espanha.
Segundo informações da polícia local, os dois estavam em uma rodovia na região de Zamora, a 255 km de Madri, no noroeste da Espanha, e teriam perdido o controle da Lamborghini após o pneu estourar. O carro saiu da pista e pegou fogo na sequência. Jota e o irmão morreram no local.
Diogo José Teixeira da Silva nasceu em Massarelos, na região do Porto, em Portugal, em 4 de dezembro de 1996. Foi revelado pelo Paços Ferreira, em 2013. Três anos depois, foi negociado com o Atlético de Madrid, onde jogou apenas em um amistoso e foi emprestado ao Porto.
Atuou por uma temporada no clube português e foi novamente emprestado, dessa vez para o Wolverhampton, que acabou concretizando a sua compra em definitivo em 2018.
Após dois anos, foi contratado pelo Liverpool, que pagou 44,7 milhões de libras na época (R$ 331,8 milhões na cotação atual).
Se tornou um dos destaques dos Reds, conquistando a Premier League (2024/2025), a Copa da Inglaterra (2021/2022) e um título da Copa da Liga (2021/2022). Foram 182 jogos pelo Liverpool, com 65 gols e 26 assistências.
Pela seleção portuguesa, foram 49 partidas e 14 gols. Ganhou a Liga das Nações em 2019 e 2025.
Diogo Jota havia se casado no dia 22 de junho com a companheira Rute Cardoso, com quem tinha três filhos, de um, dois e quatro anos de idade.
André Silva, o irmão de Jota, era um meio-campista de 25 anos. Jogou pelo Penafiel nas duas últimas temporadas.
Também teve passagens pelo Porto, onde atuou ao lado do irmão. Ao todo, tinha 143 jogos na carreira profissional e 21 gols.

Liverpool diz estar "devastado"
O Liverpool publicou uma breve nota dizendo estar “devastado” com a tragédia ocorrida com Diogo Jota, seu jogador nas últimas cinco temporadas.
O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.
O clube foi informado que o jogador de 28 anos faleceu após um acidente de trânsito na Espanha, junto com seu irmão, André.
O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e pede que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e equipe do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto eles tentam lidar com uma perda inimaginável.
Continuaremos a oferecer-lhes todo o nosso apoio.
A seleção de Portugal também se pronunciou nas redes sociais.
A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado.
Companheiro de Diogo Jota na seleção portuguesa, o astro Cristiano Ronaldo também lamentou a perda.
“Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta.”









