
Morreu na manhã desta terça-feira (18) o ex-jogador Wlamir Marques, os 87 anos, um dos maiores ídolos da história do basquete brasileiro.
A informação foi confirmada pelo Corinthians, clube onde ele fez história, por meio de mensagem nas redes sociais.
Wlamir estava internado na UTI de um hospital particular em São Paulo. A causa da morte não foi informada.
Natural de São Vicente, no litoral paulista, Wlamir começou a carreira no Tumiaru, de Santos. Passou pelo XV de Piracicaba e chegou ao Corinthians em 1962, onde se tornou ídolo, conquistando 18 títulos: três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos.
Na seleção brasileira, esteve na geração histórica que conquistou o bicampeonato mundial (1959 e 1963), dois vice-campeonatos mundiais, duas medalhas olímpicas – bronze nos Jogos de Roma (1960) e nos Jogos de Tóquio (1964) –, além de títulos nos campeonatos Sul-Americanos e Pan-Americanos.
Em 2023, Wlamir entrou para o Hall da Fama da Fiba (Federação Internacional de Basquetebol). Também recebeu o Troféu Heims de Melhor Atleta da América do Sul em 1961 e a Medalha do Mérito Esportivo.
“Wlamir Marques, o Diabo Loiro ou o Disco Voador, será eternamente lembrado não apenas por suas vitórias e medalhas, mas também pela sua ética, garra e espírito de equipe. Sua dedicação ao esporte inspirou gerações de atletas e ficará gravada na memória de todos os que tiveram o privilégio de testemunhar sua carreira”, destacou a Confederação Brasileira de Basquete, em seu site oficial.
Nota de Pesar – Wlamir Marques
— Corinthians (@Corinthians) March 18, 2025
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta com pesar a morte de Wlamir Marques, um dos seus maiores ídolos da história do basquete do Clube, aos 87 anos, nesta terça-feira (18).
O “Diabo Loiro”, apelido que ganhou durante suas passagens pela… pic.twitter.com/cT4o4T1ztq
O Disco Voador decolou pela última vez, com destino à eternidade.
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) March 18, 2025
É com imenso pesar e dor que a Confederação Brasileira de Basketball se despede de Wlamir Marques, 87 anos, um dos maiores ícones da história do basquete mundial, falecido nesta terça-feira, 18 de março de 2025. pic.twitter.com/TAL6LVrSIe









