Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Brasileirão » Palmeiras e Botafogo se enfrentam em jogo que pode ser a ‘final’ do Brasileirão

Palmeiras e Botafogo se enfrentam em jogo que pode ser a ‘final’ do Brasileirão

Logo do site
por Emerson Vicente
26/11/2024 ás 10:23 AM

São Paulo, SP

O atacante Estêvão, em treino do Palmeiras - Crédito: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras e Botafogo e enfrentam nesta terça-feira (26), às 21h30, no Allianz Parque, na zona oeste de São Paulo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Globo e SporTV transmitem a partida.

O Verdão tomou a liderança do alvinegro na rodada passada, quando venceu o Atlético-GO por 1 a 0 e contou com o empate em 1 a 1 do rival com o Vitória. Os dois estão com 70 pontos, com o time paulista levando vantagem no número de vitórias.

O retrato desta disputa pela liderança fica explicado no desempenho nas últimas três partidas. Enquanto o Palmeiras somou nove pontos com três vitórias, o Botafogo empacou e empatou todas, somando três pontos.

Nos últimos seis jogos que fez em sua casa, o Palmeiras venceu cinco e empatou um. É o terceiro melhor mandante do campeonato, com 38 pontos ganhos em 51 disputados, um aproveitamento de 74,5%. Só fica atrás de Fortaleza e São Paulo.

O ataque é o mais eficiente, com 57 gols marcados. Média de 1,63, ou um gol a cada 55 minutos. De todos os gols, 60% ocorreram no segundo tempo, 15 deles nos primeiros 15 minutos.

O time do técnico Abel Ferreira também lidera as estatísticas de escanteios, como o que mais teve a favor. Fora, 232, média de 6,6 por partida.

Teve cinco expulsões no campeonato e 84 cartões amarelos, média de 2,4 por jogo. É o quinto mais disciplinado.

O Botafogo não perde como visitante há cinco rodadas. Foram dois empates e três vitórias. Tem a melhor campanha fora de casa, com 32 pontos em 51 disputados, aproveitamento de 62,7%. 

Também não sofreu nenhum gol nesses jogos, o que o faz ter a melhor defesa do campeonato, com 27 sofridos.

Já o ataque é o segundo mais eficiente, com 53 gols marcados, uma média de 1,51 por partida, ou um a cada 59 minutos. Desses gols, 64% ocorreram no segundo tempo, 15 deles entre os 31min e os 45min.

Além de estar brigando pelo título do Brasileiro, o Botafogo também está na final da Libertadores, onde no próximo sábado (30) decide o título contra o Atlético-MG, em Buenos Aires. A pressão refletiu nas duas últimas partidas no campeonato nacional, onde teve três jogadores expulsos.

O time carioca é o oitavo mais indisciplinado, com cinco expulsões e 92 cartões amarelos, média de 2,6 por partida.

No ranking de escanteios, é o segundo, ficando atrás do Palmeiras. Foram 214, média de 6,1.  

O jogo desta terça será o quarto entre as duas equipes neste ano. No primeiro turno o Botafogo venceu por 1 a 0. Depois, se enfrentaram duas vezes pelas oitavas de Libertadores, com mais uma vitória alvinegra, por 2 a 1, e um empate em 2 a 2, que garantiu a vaga do Fogão às quartas de final.

Wilton Pereira Sampaio, árbitro Fifa de Goiás, apita o duelo. Tem 16 jogos neste Brasileirão e média de 5,5 cartões amarelos.

Veja também

plugins premium WordPress