Botafogo e Vitória empataram em 1 a 1, neste sábado (23), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Como o empate, o Botafogo chega aos 70 pontos, mas perde a liderança para o Palmeiras, que venceu o Atlético-GO por 1 a 0, em Goiânia, também chegou aos 70 e tem uma vitória a mais.
Na terça (26), palmeirenses e botafoguenses se enfrentam pela 36ª rodada, no Allianz Parque, em jogo que passa a ser uma “final” do campeonato.
O time baiano, que esteve bastante ameaçado pelo rebaixamento, chega aos 42 pontos, em 12º lugar, abrindo cinco de diferença para o Z4.
O Botafogo fez uma partida bem abaixo do esperado. Teve controle da bola, chegando a 74% de posse. Porém, abusava dos erros de passes e das jogadas aéreas, que pouco perigo ofereceram ao rival baiano.
Foram 26 finalizações ao todo do Botafogo na partida, nove delas no alvo e defendidas sem maiores problemas pelo goleiro Lucas Arcanjo.
O Vitória, mostrando menos ansiedade que o time da casa, abriu o placar aos 20min. Matheusinho cruzou pela direita, Bastos desviou, Alerrando pegou a sobra e mandou cruzado para a rede.
O gol calou a torcida alvinegra no Engenhão, que no intervalo passou a vaiar a equipe.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com tudo para cima, na base da pressão. Porém, continuava cometendo os mesmos erros da etapa inicial.
O Vitória, “na dele”, segurava a marcação e pouco se mandava ao ataque.
Somente nos minutos finais, aos 42min, que o Botafogo conseguiu empatar. Matheus Martins cruzou para a área, Tiquinho cabeceou, a bola desviou em Wagner Leonardo e matou o goleiro. Gol contra.
Mas já era tarde. Falou tempo para o Botafogo virar o jogo, mas teve para Tiquinho Soares ser expulso por ofender o árbitro, nos acréscimos.
Após o apito final, mais uma vez a torcida soltou as suas vaias, temendo que o mesmo filme do ano passado volte a se repetir, quando o Fogão perdeu o gás na reta final do campeonato e viu o Palmeiras arrancar para o título.