Brasil e Uruguai empataram em 1 a 1, nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Este foi o segundo empate consecutivo da seleção brasileira, que segue em quinto lugar nas eliminatórias, com 18 pontos.
O Uruguai chegou aos 20 e manteve a vice-liderança, cinco atrás da líder Argentina, que venceu o Peru por 1 a 0.
A meta do técnico Dorival Júnior era terminar o ano na segunda colocação nas eliminatórias, mas naufragou nas duas rodadas desta data Fifa, somando apenas dois pontos.
Na véspera do jogo, o treinador disse que não estava feliz com o desempenho do Brasil. Com o futebol apresentado pela equipe contra os uruguaios, certamente a decepção ficou maior.
O Brasil fez um futebol fraco, criando pouco e errando bastante, principalmente no primeiro tempo.
O Uruguai parecia satisfeito em deixar Salvador com um pontinho na bagagem, pois já havia feito a sua parte diante do Paraguai, em casa, na rodada passada, vencendo por 3 a 2.
No segundo tempo, a seleção brasileira continuou errando bastante, e foi em um desses erros que deu um gol de bandeja para o Uruguai. Aos 10min, a defesa saiu jogando mal e perdeu a bola na intermediária. Maxi Araújo ficou com a sobra e tocou na entrada da área para Valverde, que saiu da marcação de Bruno Guimarães e bateu no canto esquerdo de Ederson.
O gol uruguaio enervou a torcida baiana, que passou a aumentar a sua chiadeira com a seleção. Mas, aos 16min, Gerson pegou o rebote em um corte da defesa do Uruguai de primeira, mandando a bola no canto esquerdo de Rochet.
O empate acalmou a torcida e animou o Brasil, que passou a pressionar em busca da virada. Porém, rolava a bola de um lado para outro e não conseguia furar o bloqueio celeste.
O tempo foi passando e o gás brasileiro diminuindo junto. Assim, para lamento do torcedor baiano, um empate frustrante na Arena Fonte Nova, que teve o som da vaia predominante no apito final.
Este foi o último jogo das seleções neste ano. A 13ª rodada das eliminatórias será disputada em março de 2025.